Porto Alegre e Região Metropolitana sediarão Fórum Social Temático 2012 – Justiça Social e Ambiental

Aconteceu nesta terça-feira (26), em Porto Alegre (RS), o lançamento do Fórum Social Temático Justiça Social e Ambiental Preparatório para a Rio+20, que será realizado na capital gaúcha, entre 24 e 29 de fevereiro de 2012. Participaram as seguintes instituições do Comitê Organizador Local: Fórum Mundial de Educação (FME), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Conselho dos Usuários do Parque Farropilha, Federação dos Sapateiros, Federação dos Municipários do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Professores de Gravataí, Sindicato dos Municipários de Caxias, Central Única do Trabalhadores (CUT) e Fórum Sul Abong.

Assinaram o termo de compromisso os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati, de Canoas, Jaime Jorge, e de São Leopoldo, Ary Wanasi, além do secretário da Cultura do Estado, Luiz Antonio Assis Brasil, e secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Oppermann, dos representantes das prefeituras de Gravataí, Esteio e Novo Hamburgo, dos diretores da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG) e da Cia. de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS). Além dos representantes do Fórum Social Mundial, Mauri Cruz, Celso Woyciechowski, Candido Grzygowski. Em 2012, o FSM será descentralizado seguindo a metodologia definida em 2005. Clique aqui e veja quais outros temáticos estão agendados.

O Fórum Temático faz parte do calendário de mobilizações até a Cúpula do Povos (nome ainda não definitivo), encontro da sociedade civil mundial paralelo à Conferência das Nações Unidas Rio+20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ). A Cúpula será aos moldes do Fórum Global, da ECO-92. Cerca de 150 organizações e movimentos sociais de todo o mundo estiveram no Rio, entre 1o e 2 de julho, para dar início à preparação a um seminário sobre a Rio + 20 e à Cúpula. A ação foi organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio + 20.

“Ambos comitês, Organizador do Fórum Temático e Facilitador para Rio+20, estão somando esforços para que Porto Alegre seja um fundamental momento preparatório para a atuação das organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares de todo o Brasil e do mundo em 2012. Estamos seguindo um agenda intensa de reuniões presenciais para que a sociedade discuta temáticas a serem aprofundadas na Cúpula dos Povos”, pontuou Mauri Cruz.

Veja aqui o cronograma de mobilizações que já começaram este ano e vão até a Conferência Rio + 20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Conheça também o Manifesto É pra já (PT, EN) do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (GRAP). A publicação defende um mundo igualitário, com justiça socioambiental e convoca para um cronograma de ações até a Conferência Rio+20

Aquesta entrada ha esta publicada en FME - FSM, MOVIMENTS SOCIALS. Afegeix a les adreces d'interès l'enllaç permanent.

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s