Fórum Mundial de Educação Temático: “Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias”

Fórum Mundial de Educação Temático

“Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias.”

24,25,26 de Janeiro 2014

CANOAS/RS – BRASIL

Apresentação

A situação da educação nas regiões metropolitanas é diversa, como diversas são, também, as políticas que sobre elas se desenvolvem, embora todas compartilhem problemas comuns. De países como Chile em que a municipalização da educação respondia aos objetivos descentralizadores e privatizadores das políticas neoliberais, a França, onde a escola estatal republicana era vista como garantia de uma escola pública de qualidade, o certo é que as regiões metropolitanas vêm sofrendo as consequências da dispersão dos recursos ou a falta deles. Há anos vem crescendo o debate sobre o papel da política educativa a ser construída para as mesmas.

Este é um dos desafios que o FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO TEMÁTICO “PEDAGOGIA, REGIÃO METROPOLITANA E PERIFERIASdeseja ser: um espaço que, partindo dos eixos 1 – Justiça Social e Ambiental, 2 – o currículo e a cidade e 3 – defesa do ensino público apontem a cidades capazes de formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o bom viver. Igualmente que permita aprender das experiências que souberam distribuir com equidade os recursos disponíveis para melhorar a educação.

Fórum Mundial de Educação (FME)

 

O FME é parte do processo do Fórum Social Mundial (FSM), que se iniciou em 2001 e passou a constituir-se no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de alternativas à ordem neoliberal, sob a ideia comum de que “Outro Mundo é Possível”.

Está empenhado na construção de outra educação para outro mundo possível, centrada no ser humano e pela justiça social e ambiental. Desde 2001 vem realizando edições mundiais (Brasil, Índia, Quênia, …), regionais (Espanha, Portugal, Venezuela, Chile, Palestina…) e temáticos (Paz, Profissional e tecnológico, Cidade Educadora, A Educação Infanto-juvenil, A Diversidade,..)

 

Eixos Temáticos das Mesas-Debate e dos Grupos do Trabalho (provisional)

• Pedagogia, territórios e resistências.
• Gestão democrática: a educação como direito humano.
• Educação, Ambiente e Sustentabilidade.
• Educação, Direitos Humanos e Cultura da Paz.
• Educação no paradigma emergente.

 

Canoas

 

Canoas é a maior cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. É um dos polos industriais mais importantes do Brasil. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades. Canoas está a 20min de Porto Alegre e 10 min de Aeroporto via Trensurb.

Notícias/Noticias/Nouvelles/News

Fórum Mundial de Educação Temático “Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias.”

Aquesta entrada ha esta publicada en ENSENYAMENT, MOVIMENTS SOCIALS, Noticies. Afegeix a les adreces d'interès l'enllaç permanent.

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s