Painel “Uso Não Sexista da Linguagem –

Nesta quinta-feira (7) aconteceu a abertura do “Seminário Estadual 8 anos da Lei Maria da Penha: Protagonismos e Experiências na garantia dos Direitos Humanos das Mulheres”. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, lotou o auditório do Tribunal de Contas, na Capital.

Na parte da tarde, durante o painel “Uso Não Sexista da Linguagem – o que bem se diz, bem se entende”, o secretário de Administração e Recursos Humanos do Estado, Alessandro Barcellos, destacou a importância da pasta ter contribuído para a criação do manual que leva o mesmo nome do painel e que pretende ampliar a visibilidade das mulheres a partir do do discurso.

Ex-assessora da SPM e coordenadora do grupo de trabalho que elaborou o manual, Anita Kieling, destacou que com a edição desta obra o Rio Grande do Sul está mudando a história. “Somos o primeiro estado a apresentar um material como este, que contribui para mudar um cenário feito pelo homem e para o homem e que está diretamente ligado à questão da linguagem e da escrita”.

Leslie Campaner de Toledo, uma das especialistas responsáveis pela organização, pesquisa e revisão do Manual para Uso Não Sexista da Linguagem, destacou que este é um projeto que precisa de continuidade fora das páginas. Segundo a painelista, para que a linguagem não sexista seja aplicada, é preciso investir em formação e capacitação em todos os espaços. “Não será do dia para a noite que mudaremos isso”, enfatizou.

Também responsável pela organização do material, a jornalista Télia Negrão afirmou que a publicação é um trabalho que terá grande repercussão no Brasil e em países vizinhos. A especialista também fez um paralelo entre o manual e a discriminação com as mulheres. “As mulheres convivem com a discriminação desde o nascimento, o que nunca deve ser aceito. E a linguagem sexista é uma violência simbólica contra as mulheres”, enfatizou.

Manual para o Uso não Sexista da Linguagem já está disponível:  Para acessar, clique aqui
Aquesta entrada ha esta publicada en ENSENYAMENT, MOVIMENTS SOCIALS. Afegeix a les adreces d'interès l'enllaç permanent.

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s