Fórum Social da Educação Popular – Convite

FÓRUM SOCIAL DA EDUCAÇÃO POPULAR

17 a 23 de janeiro de 2016 URGS – Porto Alegre – Brasil

ver convite em pdf

Estimada/o…..

Gostaríamos de o convidar a participar no Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafíos que decorrerá no âmbito do Fórum Social da Educação Popular a realizar em janeiro próximo em Porto Alegre – Brasil, no marco do FSM Temático 2016.

O Fórum Social da Educação Popular surgiu de um diálogo entre a Flacso Brasil, o Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra, o Clacso e o Codesria, como possibilidade de reunir universidades com atividades de Educação Popular assentes na ideia de que a democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento.

Em pouco tempo, muitas organizações sociais, movimentos, universidades e governos vêm se juntando para tornar realidade o que um dia foi apenas uma ideia. Assim surgiu um encontro mais amplo, para discutir a Educação Popular no mundo atual.

Considerando que a Educação Popular, por um lado reage ao elitismo das universidades, democratizando o acesso ao conhecimento; e, por outro, promove o diálogo entre saberes, encontrando na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire uma das grandes referências, defendendo a educação para a libertação e para a cidadania,entendemos este encontro como uma oportunidade de desafiar o contexto atual de crise econômica, política e social em que se encontra o mundo a partir da prática da Educação Popular.

Nossa convivência para diálogos, trocas e aprendizagens, será de 17 a 23 de janeiro de 2016 e se realizará em duas partes:

1.Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios;

2.Atividades Autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016.

17 e 18 de janeiro de 2016

Encontro da Educação Popular e Universidades: experiências e desafios

Reunião de experiências diversas de formações/iniciativas populares pós-primárias e pós-secundárias com vista à transformação progressista na sociedade, bem como universidades que promovem exercícios de popularização, e de organizações e movimentos sociais que impulsan processos de educação popular vinculados com Universidades

19 de janeiro de 2016

(manhã)

Encontro de integração

20 a 22 de janeiro de 2016

Atividades auto-gestionadas

Atividades Autogestionadas inscritas pelas organizações, movimentos e universidades dentro do processo FSM Temático 2016

~http://forumsocialportoalegre.org.br/inscricao-atividade-autogestionaria/

O encontro irá contar com participantes que partilharão projetos e experiências diversas e, em conjunto, identificarão caminhos para o futuro.

Esperamos vivamente que aceite o nosso convite e, nessa expectativa, despedimo-nos com um abraço solidário,

Salete Camba (FLACSO), Boaventura de Sousa Santos (CES-UC/Projeto ALICE), Oscar Jara (CEAAL), Ebrima Saal (CODESRIA), Coletivo UPMS

Comitê de Facilitação – Flacso Brasil, CES-UC, Projeto ALICE, CLACSO, CODESRIA, UPMS, CAMP, FREPOP, RECID, CEAAL, Rede MOVA BRASIL, UNIFESP, UFRGS, CNS/SESI, Governo Federal – Brasil (Secretaria de Governo, Ministério da Saúde, Ministério da educação, Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente, SDH, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações, Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência).

Fórum Social da Educação Popular – Convite em pdf

 

 

Aquesta entrada ha esta publicada en FME - FSM. Afegeix a les adreces d'interès l'enllaç permanent.

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s